PLANO DE AULA: COZINHA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA

AULA TEMÁTICA: COZINHA


PLANO DE AULA: COZINHA EXPERIMENTAL DE MATEMÁTICA
cocinero-y-chef-imagen-animada-0016

Este plano de aula foi preparado para ser aplicada a um grupo de alunos de Licenciatura em Matemática, Química e Física no Campus Ceunes / UFES, em Outubro de 2016. Foi criada de acordo com Multicurso Ensino Médio – Livro do Professor – Matemática – 1ª série.

cocinero-y-chef-imagen-animada-0039

TEMA DA AULA: Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais


SUGERIDO PARA: 1º ano do Ensino Médio


MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A AULA
·         Quadro negro e giz
·         Farinha de trigo com fermento
·         Açúcar
·         Achocolatado em pó
·         Leite
·         Medidores para mililitros e gramas

cocinero-y-chef-imagen-animada-0014

OBJETIVOS DA AULA
·         Aprender a resolver situações problemas que envolvam grandezas diretamente proporcionais;
·         Relacionar a matemática a fatos do dia a dia do estudante a partir de uma situação-problema concreta, assegurando a aplicação de noções que os alunos já possuem de sua vivência;
·         Aplicar o conceito de razão em outras áreas do conhecimento.

PLANEJAMENTO DA AULA:
A proposta é introduzir o tema “Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais”
Escrever no quadro a receita:
RECEITA DE CUPCAKE
> 100 gramas de farinha de trigo com fermento
> 25 gramas de açúcar
> 15 gramas de achocolatado em pó
> 60 mililitros de leite

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes até que estejam com uma consistência uniforme. Asse individualmente no micro-ondas.
Rendimento: 2 unidades
Tempo de cozimento: 50 segundos cada unidade no micro-ondas em potência 100%

cocinero-y-chef-imagen-animada-0045

Preparar a receita na mesa do professor e solicitar que os estudantes reflitam quanto às quantidades dos ingredientes e tempo de preparo.

Reflexões para serem feitas com os alunos:

·         Se você quiser aumentar a receita, o que deve fazer? Se precisar reduzir?
·         Se diminuir a temperatura de cozimento, o tempo de preparo vai aumentar ou diminuir?

cocinero-y-chef-imagen-animada-0031

Quando aumentamos ou diminuímos receitas os ingredientes aumentam ou diminuem na mesma proporção. As grandezas envolvidas nessa situação são chamadas de grandezas diretamente proporcionais.
Quando aumentamos ou diminuímos a temperatura de cozimento, o tempo de preparo diminui ou aumenta inversamente. As grandezas envolvidas nessa situação são chamadas de grandezas inversamente proporcionais.




EXERCÍCIO
1. Para fazer um tipo de doce, são usados os seguintes ingredientes:
Farinha de Trigo
360 g
Manteiga
120 g
Ovos
6 unid
Açúcar
180 g
Para manter as proporções da receita, que quantidades de cada ingrediente devem ser
usadas caso você tenha apenas 240 gramas de farinha de trigo?

 

Em seguida aplique o exercício para os estudantes:

cocinero-y-chef-imagen-animada-0050

Estimule o aluno a fazer tentativas, comparar os resultados com os de outros colegas e validar seus procedimentos.

FONTE

PITOMBEIRA, João Bosco (Coord.). Multicurso Ensino Médio: Matemática, primeira série: livro do professor. Ana Lúcia Bordeaux et all. 3. Ed. – Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2008.

Jogo Kalah

O jogo Kalah é de origem africana e faz parte da família de jogos Mancala. Esse é o folder que faz parte do trabalho da minha colega de faculdade Ester. O jogo estimula o desenvolvimento do pensamento lógico e pode ser usado em várias séries da Educação Básica.


Baixar Slide Piaget X Vygootsky

Para baixar slide grátis copie e cole em seu navegador: https://docs.google.com/presentation/d/1UUpNMNaEC70ttGDalZKJbNzYRTh9sjuE/edit?usp=dr...