Atividade Avaliativa 5ª série






EMEF “Marciano Altoé”

Nome:__________________________________________ Série: 5ª___ Data:______/2012

Disciplina: Matemática           Professora: Elcielle Bonomo Rocha Machado


Valor da Atividade Avaliativa: 3.0 pontos

Instruções:Leia atentamente as questões antes de respondê-las;Use preferencialmente caneta azul ou preta;Rasuras e uso de corretivos não serão permitidos;Releia sua atividade antes de entregá-la ao professor;
Deixe os rascunhos.


ATIVIDADE AVALIATIVA

01. A verificação da divisibilidade de um número natural por outro número natural feita pela divisão é trabalhosa e demorada, principalmente quando o número for muito grande. Neste caso podemos fazer de um jeito mais simples utilizando algumas regrinhas, na qual chamamos de critérios de divisibilidade.
São dados os números 52, 63, 237, 400, 1 106, 611. Divida-os por 2 em sua folha e responda:


a) Que resto você encontrou nas divisões dos números pares por 2?
_________________________________________________________________________________________
b) Que resto você encontrou nas divisões dos números ímpares por 2?
_________________________________________________________________________________________
c) Os números pares são divisíveis por 2 ? Por quê?
_________________________________________________________________________________________
d. Os números ímpares são divisíveis por 2 ? Por quê?
_________________________________________________________________________________________


02. Tamara quer comprar uma blusa que custa R$ 155,00. Ela possui R$ 68,00. Quanto falta para ela comprar a blusa?
Cálculos                                                                                                         Rascunho




Resposta:


03. Um número natural é divisível por outro quando a divisão for exata, ou seja, quando o resto da divisão for zero. Responda, classificando em Verdadeiro(V) ou Falso (F):
(   ) 30 é divisível por 6              (   ) 70 é divisível por 23
(   ) 16 é divisível por 3              (   ) 64 é divisível por 16
(   ) 168 é múltiplo de 4              (   ) 2.079 é múltiplo de 3
(   ) 672 é múltiplo de 10            (   ) 2.640 é múltiplo de 21

04. Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
(    )  Múltiplos de 6                                          (A) 64, 72
(    )  Múltiplos de 8                                          (B) 1, 2, 3, 4, 6, 12
(    )  Divisores de 12                                       (C) 0, 18
(    )  Divisores de 15                                       (D) 1, 3, 5, 15

Atividade Avaliativa 6ª série




EMEF “Marciano Altoé”

Nome:__________________________________________
Série: 6ª___ Data:______/2012

Disciplina: Matemática           Professora: Elcielle Bonomo Rocha Machado


Valor da Atividade Avaliativa: 3.0 pontos

Instruções:Leia atentamente as questões antes de respondê-las;Use preferencialmente caneta azul ou preta;Rasuras e uso de corretivos não serão permitidos;Releia sua atividade antes de entregá-la ao professor;
Deixe os rascunhos.




O QUE É GRANDEZA?

De acordo com nossos estudos podemos dizer que: Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido ou contado.No dia a dia lidamos com diferentes grandezas: comprimento, massa, área, volume, tempo, temperatura, velocidade, capacidade, dentre outras. Para medir qualquer grandeza é necessário escolher uma unidade adequada e compará-la com aquilo que se deseja medir.

O QUE É RAZÃO?

Razão significa divisão entre dois números ou duas grandezas. Existem algumas razões especiais muito utilizadas em nosso cotidiano, entre as quais: velocidade média, escala, densidade demográfica, densidade de um Corpo dentre outras. Além destas podemos ver a presença das proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais em muitos cálculos e situações do nosso dia a dia e parte das mesmas podem ser resolvidas com o auxilio de uma regra chamada regra de três.

Com base na matéria estudada por você e mencionada acima resolva as questões a seguir.

01. Qual a velocidade média de um carro que percorreu 350 km em 7 horas?
Cálculos                                                                                                        Rascunho




Resposta:



02. Qual a velocidade média de um carro que percorreu 210 km em 3 horas?
Cálculos                                                                                                        Rascunho




Resposta:



03. Em Língua Portuguesa, teremos 150 aulas. Se cada aluno não pode faltar mais que 1/4 do total das aulas, qual o número máximo de faltas que Vinícius poderá ter até o final do ano?
Cálculos                                                                                                        Rascunho



Resposta:


04. Represente cada quantidade abaixo:
a. 1/4 de um metro em centímetros.                      b. 2/5 de dois reais em centavos.
                                                                            




c. 3/4 de um quilograma de queijo em gramas.             
d. 1/5de uma hora em minutos.
                                                                                          




05.Um médico estima 1/4 de hora o tempo que leva para examinar um paciente.
a) Quantos pacientes ele atende em uma hora?
b) Nesse ritmo, quantos pacientes ele poderá examinar em 5 horas?



Cálculos                                                                                                        Rascunho




Resposta:

06. Mateus comprou uma camiseta por R$ 46,25. Ele pagou com uma cédula de R$ 50,00, uma moeda de R$1,00 e uma moeda de R$ 0,25.Quantos reais Mateus recebeu de troco?
Cálculos                                                                                                        Rascunho



Resposta:

07. Débora comprou 1/5 de uma torta de coco por R$ 2,00 e 2/10 uma torta de chocolate por R$1,00.



a) Desenhe as tortas cortadas.
coco                                                                                                  chocolate






b) Qual pedaço de torta é maior?
(   )  coco       
(   ) chocolate        
(    )  __________

c) Quanto custaria a torta toda de coco? E a de chocolate?
Cálculos                                                                                                        Rascunho



Resposta:
08. Pedro comprou um rolo de linha de anzol com 520 m. Ele perdeu  2/5 da linha na pescaria.                                                                                                        



a) Quantos metros de linha escaparam?

Cálculos                                                                                                        Rascunho



Resposta:


b) Quantos metros de linha de anzol ainda restam?
Cálculos                                                                                                        Rascunho



Resposta:

Baixar Slide Piaget X Vygootsky

Para baixar slide grátis copie e cole em seu navegador: https://docs.google.com/presentation/d/1UUpNMNaEC70ttGDalZKJbNzYRTh9sjuE/edit?usp=dr...