Sejam Bem Vindos!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Plano de Aula - Sólidos Geométricos








CURSO: INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL


PROJETO



Formadora: Santa Catarina Giovanelli





1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. CURSISTAS:
Joelma Aparecida Manhago da Silva
Elcielle Bonomo Rocha Machado
Gabrieli Morelo

1.2. ESCOLA: EMEF Marciano Altoé

1.3. MUNICÍPIO: Jaguaré - ES

1.4. E-MAILS:
joelmamanhago@yahoo.com.br
elcielle@hotmail.com
gabi.morelo@hotmail.com

1.5. BLOG: www.elcielle.blogspot.com.br
1.6. DISCIPLINA: Matemática 
    1.7. CONTEÚDO: Sólidos Geométricos
1.8. SÉRIE: 5ª séries “B”             1.9. CARGA HORÁRIA: 5h


2. TEMA: Geometria



3. JUSTIFICATIVA
Vivemos em um mundo altamente globalizado, em constantes mudanças e muito dependente das tecnologias. Segundo CALDAS através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) “temos um universo de recursos disponíveis na internet que favorecem a aprendizagem, se bem explorados é claro, por meio da cooperação, colaboração, pesquisa etc.”
Para apresentar o conteúdo Sólido Geométricos à turma de 5ª série “B” da escola Marciano Altoé, apresentarei um projeto, visando à melhor assimilação do conteúdo e a quebra de barreiras que os alunos podem ter com a aprendizagem de matemática. Acredito que o uso de tecnologias educacionais envolve os alunos a pesquisarem mais, pois grande maioria deles já possui contada com alguma TIC e alguns já possuem acesso a internet em casa ou em lan houses. Procurarei buscar novas possibilidades de aprendizagem, mostrando que é possível aprender de forma interessante. Durante a execução do projeto, é importante que os alunos tenham a visão de relacionar as figuras sólidas que estiverem construindo com objetos presente no seu dia-a-dia ou relacionando as figuras à arquitetura da escola ou de suas casas.





4. OBJETIVO GERAL 

Reconhecer no cotidiano do dia-a-dia, figuras e embalagens que são relacionados com o conteúdo de Geometria.




5. OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Identificar os elementos de um sólido;
  • Identificar diferentes planificações de alguns poliedros;
  • Relacionar os sólidos geométricos com objetos usuais do cotidiano;
  • Estabelecer relações entre figura tridimensionais e bidimensionais;
  • Diferenciar figuras planas e figura espaciais em contextos; diversos, descrevendo algumas de suas características.




 6. DESENVOLVIMENTO E ATIVIDADES
Inicialmente, os alunos irão fazer a leitura de um texto que retrata a Geometria. Em seguida com o auxílio do data show irei explicar o conteúdo com slides,onde poderão visualizar o conteúdo e imagens para melhor entendimento.
Após a explicação eles irão produzir individualmente um pequeno sólido geométrico e depois em grupo irão confeccionar um sólido geométrico ampliado com o auxílio do data show e será exposto na próxima mostra de trabalho da escola.
Para enriquecer o aprendizado também assistiram ao vídeo: O Pintinho que nasceu quadrado, pois no vídeo poderão ver outras formas geométricas.
Trazendo o conteúdo para o cotidiano também irei trabalhar as figuras poliedros e não poliedros usando panfletos de promoção de supermercados, pois irão recortar e classificar cada uma.
E para finalizar irei levá-los para jogar no computador um jogo sobre formas geométricas que encontrei no oxyzdamatematica.blogspot.com.br




7. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Data Show, computadores com acesso a internet (LIED) e máquina fotográfica, Jogos Educativos.



8. AVALIAÇÃO

A avaliação se dará durante todo o projeto, na observação, interesse e participação na confecção dos sólidos geométricos. E também será avaliado o aprendizado com exercícios complementares.



9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CALDAS, Wagner Kirmse et al. O Uso do Computador na Educação: Desafios tecnológicos e pedagógicos.
Vídeo: O Pintinho que nasceu quadrado. FONTE: youtube.
Jogo na Internet: oxyzdamatematica.blogspot.com.br

Gif escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Início

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas