CURSO:
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO |
Formadora: Santa Catarina Giovanelli |
1.
IDENTIFICAÇÃO
|
1.1. CURSISTAS: Joelma Aparecida Manhago da Silva
Elcielle Bonomo Rocha Machado
Gabrieli Morelo
|
1.2. ESCOLA: EMEF Marciano Altoé |
1.3. MUNICÍPIO: Jaguaré - ES |
1.4. E-MAILS: joelmamanhago@yahoo.com.br
elcielle@hotmail.com
gabi.morelo@hotmail.com
|
1.5. BLOG: www.elcielle.blogspot.com.br |
1.6. DISCIPLINA:
Matemática
|
1.7. CONTEÚDO: Sólidos Geométricos |
1.8. SÉRIE: 5ª
séries “B” 1.9.
CARGA HORÁRIA: 5h
|
2.
TEMA: Geometria
|
3. JUSTIFICATIVA
Vivemos
em um mundo altamente globalizado, em constantes mudanças e muito
dependente das tecnologias. Segundo CALDAS através das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) “temos um
universo de recursos disponíveis na internet que favorecem a
aprendizagem, se bem explorados é claro, por meio da cooperação,
colaboração, pesquisa etc.”
Para
apresentar o conteúdo Sólido Geométricos à turma de 5ª série
“B” da escola Marciano Altoé, apresentarei um projeto,
visando à melhor assimilação do conteúdo e a quebra de
barreiras que os alunos podem ter com a aprendizagem de
matemática. Acredito que o uso de tecnologias educacionais
envolve os alunos a pesquisarem mais, pois grande maioria deles já
possui contada com alguma TIC e alguns já possuem acesso a
internet em casa ou em lan houses. Procurarei buscar novas
possibilidades de aprendizagem, mostrando que é possível
aprender de forma interessante. Durante a execução do projeto, é
importante que os alunos tenham a visão de relacionar as figuras
sólidas que estiverem construindo com objetos presente no seu
dia-a-dia ou relacionando as figuras à arquitetura da escola ou
de suas casas.
|
Reconhecer no cotidiano do dia-a-dia, figuras e embalagens que
são relacionados com o conteúdo de Geometria.
|
|
Inicialmente, os
alunos irão fazer a leitura de um texto que retrata a Geometria.
Em seguida com o auxílio do data show irei explicar o conteúdo
com slides,onde poderão visualizar o conteúdo e imagens para
melhor entendimento.
Após a explicação
eles irão produzir individualmente um pequeno sólido geométrico
e depois em grupo irão confeccionar um sólido geométrico
ampliado com o auxílio do data show e será exposto na próxima
mostra de trabalho da escola.
Para enriquecer o
aprendizado também assistiram ao vídeo: O Pintinho que nasceu
quadrado, pois no vídeo poderão ver outras formas geométricas.
Trazendo o conteúdo
para o cotidiano também irei trabalhar as figuras poliedros e não
poliedros usando panfletos de promoção de supermercados, pois
irão recortar e classificar cada uma.
E para finalizar irei
levá-los para jogar no computador um jogo sobre formas
geométricas que encontrei no oxyzdamatematica.blogspot.com.br
|
7. TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Data Show, computadores com acesso a internet (LIED) e máquina fotográfica, Jogos Educativos. |
8.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará durante todo o projeto, na observação, interesse e participação na confecção dos sólidos geométricos. E também será avaliado o aprendizado com exercícios complementares. |
9. REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
CALDAS, Wagner Kirmse et al. O Uso do Computador na Educação: Desafios tecnológicos e pedagógicos.
Vídeo:
O Pintinho que nasceu quadrado. FONTE: youtube.
Jogo
na Internet: oxyzdamatematica.blogspot.com.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário